Qual a idade ideal para colocar aparelho?

Você sabe qual o melhor momento para iniciar o tratamento ortopédico e/ou ortodôntico?

Giselli Alves

1/29/20242 min read

A saúde bucal é fundamental para o bem-estar geral, e o tratamento ortopédico e ortodôntico desempenha um papel crucial na correção de problemas relacionados aos dentes e arcadas dentárias.

A escolha do momento certo para iniciar esse tipo de tratamento pode impactar significativamente os resultados a longo prazo.

Tratamento ortopédico

O tratamento ortopédico se refere à correção de problemas relacionados ao crescimento e desenvolvimento facial e procura corrigir e direcionar o crescimento das arcadas para comportar melhor os dentes.

No tratamento ortopédico, mordidas cruzadas, "arcadas pequenas" e até diferenças nos "encaixes dos ossos" podem ser gerenciadas. Para isso, o paciente precisa estar em crescimento ativo, não sendo mais possível na idade adulta.

O tratamento geralmente é realizado utilizando aparelhos móveis, confeccionados de acordo com cada necessidade.

Esse tratamento pode ser iniciado desde pouca idade, até a adolescência, aproveitando o pico de crescimento.

Tratamento ortodôntico

O tratamento ortodôntico envolve a correção de dentes e mandíbulas desalinhadas.

A idade ideal está entre 11 e 14 anos, pois a maioria dos dentes permanentes já está presente. Os adolescentes estão em um estágio de crescimento significativo, o que pode facilitar a movimentação dental. Além disso, nessa faixa etária, muitos jovens estão mais conscientes da estética dental, o que pode motivá-los a seguir o tratamento.

Nunca é tarde demais para procurar tratamento ortodôntico. Adultos podem se beneficiar de várias opções, como aparelhos invisíveis, que oferecem uma alternativa estética. Muitas vezes, problemas ortodônticos não tratados na infância podem ser corrigidos na idade adulta, proporcionando uma melhoria significativa na saúde bucal e na autoestima.

Considerações Finais

A melhor idade para iniciar um tratamento ortopédico ou ortodôntico depende de vários fatores, incluindo a saúde dental individual, o grau de desalinhamento e o crescimento facial. Consultar um especialista é fundamental para determinar o momento certo para cada caso. As avaliações regulares com um dentista ou ortodontista são essenciais para garantir que quaisquer problemas sejam identificados e tratados precocemente, resultando em sorrisos saudáveis e bonitos ao longo da vida. Lembre-se de que a saúde bucal é uma parte importante da saúde geral, e investir em um tratamento adequado na idade certa pode fazer toda a diferença.